Desde o inicio que nos solidarizamos com a Plataforma de Objecção ao Biotério que levantou a sua voz contra o plano de construção de um Biotério que servisse a Fundação Champalimaud e o centro centro de pesquisa e testes em animais.
Este era para ser construído na zona da Azambuja e a sua principal função seria a de produzir animais predispostos a doenças genéticas para que servissem como cobaias de experimentação animal.
Hoje é portanto um dia a celebrar! O Fim dos planos para a construção do
Biotério da Azambuja!
Parabéns à Plataforma de Objecção ao Biotério pelo seu incessante esforço na luta contra o biotério.
Mais info aqui:
PARECER DESFAVORÁVEL ACABA COM CENTRO DE CRIAÇÃO
DE COBAIAS PARA INVESTIGAÇÃO EM AZAMBUJA
Plano Director Municipal tinha de ser alterado mas CCDR emitiu parecer final desfavorável
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo emitiu um parecer desfavorável à alteração do Plano Director Municipal de Azambuja, que iria permitir a instalação do centro de criação de cobaias para investigação científica - biotério - da fundação Champalimaud.
O terreno onde iria nascer o biotério, situado à saída da vila, junto à empresa SIVA, estava classificado de espaço verde no PDM de Azambuja e apesar de a câmara municipal ter tentado alterar a sua classificação para espaço industrial a CCDR acabaria por deliberar, em conferência de serviços, emitir parecer desfavorável a essa alteração.
A decisão obrigou o município a reformular a fundamentação da sua intenção mas como entretanto não houve interesse manifestado por parte da fundação Champalimaud em avançar com o biotério o projecto acabou por ser colocado na gaveta.
Apontava 2010 como o ano das etapas finais de construção e equipamento da unidade mas nada chegou a ser feito no local. O terreno seria cedido pela câmara em direito de superfície à fundação e a construção dependia de fundos comunitários (75 por cento) e privados (25 por cento) para ser executado, no âmbito do plano de compensações pela deslocalização do aeroporto da Ota. Devido à crise financeira as compensações previstas foram suspensas e o biotério viu-se sem uma parte importante do seu financiamento.
http://www.omirante.pt/
Biotério? Não, obrigado!
O princípio ético da consideração do individuo pelas suas características físicas e psíquicas intrínsecas como a senciência e portanto o seu direito implícito de pertencer á esfera dos direitos morais, não é considerada na experimentação.
Logo está errada na base.
Mais informação em:
https://www.facebook.com/
https://www.facebook.com/
Comentários
Enviar um comentário