Avançar para o conteúdo principal

Descontinuidade do projecto do Biotério da Azambuja


Desde o inicio que nos solidarizamos  com a Plataforma de Objecção ao Biotério que levantou a sua voz contra o plano de construção de um Biotério que servisse a Fundação Champalimaud e o centro centro de pesquisa e testes em animais.
Este era para ser construído na zona da Azambuja e a sua principal função seria a de produzir animais predispostos a doenças genéticas para que servissem como cobaias de experimentação animal.

Hoje é portanto um dia a celebrar! O Fim dos planos para a construção do
Biotério da Azambuja!

Parabéns à Plataforma de Objecção ao Biotério pelo seu incessante esforço na luta contra o biotério.

Mais info aqui:






PARECER DESFAVORÁVEL ACABA COM CENTRO DE CRIAÇÃO 

DE COBAIAS PARA INVESTIGAÇÃO EM AZAMBUJA

Plano Director Municipal tinha de ser alterado mas CCDR emitiu parecer final desfavorável

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo emitiu um parecer desfavorável à alteração do Plano Director Municipal de Azambuja, que iria permitir a instalação do centro de criação de cobaias para investigação científica - biotério - da fundação Champalimaud.

O terreno onde iria nascer o biotério, situado à saída da vila, junto à empresa SIVA, estava classificado de espaço verde no PDM de Azambuja e apesar de a câmara municipal ter tentado alterar a sua classificação para espaço industrial a CCDR acabaria por deliberar, em conferência de serviços, emitir parecer desfavorável a essa alteração.

A decisão obrigou o município a reformular a fundamentação da sua intenção mas como entretanto não houve interesse manifestado por parte da fundação Champalimaud em avançar com o biotério o projecto acabou por ser colocado na gaveta.

Apontava 2010 como o ano das etapas finais de construção e equipamento da unidade mas nada chegou a ser feito no local. O terreno seria cedido pela câmara em direito de superfície à fundação e a construção dependia de fundos comunitários (75 por cento) e privados (25 por cento) para ser executado, no âmbito do plano de compensações pela deslocalização do aeroporto da Ota. Devido à crise financeira as compensações previstas foram suspensas e o biotério viu-se sem uma parte importante do seu financiamento.


http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=59303&idSeccao=479&Action=noticia#.UW2ILsq7jXj

Biotério? Não, obrigado!

O princípio ético da consideração do individuo pelas suas características físicas e psíquicas intrínsecas como a senciência e portanto o seu direito implícito de pertencer á esfera dos direitos morais, não é considerada na experimentação.

Logo está errada na base.

Mais informação em:
https://www.facebook.com/antiviviexpanimal

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.184842768237168.52092.161199910601454&type=1





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caldas Animalia, outra facada nos Direitos Animais!

Passado como actividade pedagógica, o Caldas Animalia esconde uma triste realidade. Tratados como objectos, os 2000 animais presentes durante o fim-de-semana na Expoeste alegram a vista daqueles que escolhem ignorar os seus direitos.  Nada interessa que tenham sido raptados dos seus habitats naturais (vários fora de Portugal) e o rumo das suas vidas drasticamente alterado. Destinados a viver em jaulas, a “passear” de exposição em exposição, vivem ao sabor das decisões daqueles que se consideram donos do mundo. São coisas aos olhos de quem vai à Expoeste, não basta ver na televisão ou na Internet, é preciso presenciar, pois estas pessoas adoram animais. Qual a diferença entre a Animalia e os mercados esclavagistas, que hoje se consideram uma aberração, enterrada na história (acham as massas que está)? Mudam as espécies, perdura o desrespeito e a necessidade de se afirmar como superior. O Caldas Animalia não merece só desprezo, nem que se fique pelo boicote. É importa...

Toiró-ó(u)-Cultura? E Futuro Social! (Tourada 15 de Agosto 2020)

Toiró-ó(u)-Cultura? E Futuro Social! Pelos Animais! Pela Arte & Cultura! Por Nós! Praça de Touros- Moçambique 1937 Tauromaquia Não! Os Tauromáquicos marcam a sua tradicional tourada do dia 15 de Agosto nas Caldas da Rainha, será a 138ª edição consecutiva, organizada pelo actual proprietário e Paulo Pessoa de Carvalho antigo proprietário (PPC Unipessoal, Ltd (Toiros e Cultura) e presidente da Associação Portuguesa de Empresários  Tauromáquicos (APET)) da praça local, para reviver a “data mais taurina, antiga e emblemática de Portugal”. Numa altura em que políticos querem acabar com as touradas, iniciando  a campanha pelo fim dos apoios públicos a estes eventos, enquanto outros políticos defendem com unhas e dentes a tradição nacional, relembramos que as touradas já foram proibidas em Portugal em 1567 pelo Papa Pio V, e mais tarde, em 1836 , no Reinado de D. Maria II, esta última confrontada pela Casa Pia de Lisboa e as Misericórdias que no ano seguinte conseguiram revogar a...

Cuecas Quentes X Hot Pants

Ginecologia com Plantas para quem quer tomar a sua saúde nas suas mãos.  Cuecas Quentes é a versão portuguesa da públicação original "C'est Toujours Chaud Dans Les Culottes des Filles" de Isabel Gautlier. A Fanzine foi então traduzida e actualizada em várias línguas e pode ser encontrada também com o nome: Hot Pants. Hot Pants é um guia para conheceres melhor o teu corpo e poderes cuidar da tua saúde ginecológica. Desde anatomia à auto-cura, usando ervas e massagens esta publicação está cheia de receitas e remédios fáceis de usar para vencer infecções fúngicas, doenças sexualmente transmissíveis, desequilíbrios hormonais, atrasos no período, etc ... Através de um conjunto de plantas medicinais e informação nutricional para nos "armarmos" contra práticas médicas abusivas e negligentes. E adicionamos nós, contra um tipo de ciência que tortura animais para inventar sempre novas receitas farmacêuticas para os problemas do costume. Se as alternativas exi...