Avançar para o conteúdo principal

Receita Essenciais na vida de um(a) Activista!



Hoje partilhamos convosco algumas receitas essenciais na vida de qualquer activista:



Receita de Maionese de Linhaça

Ingredientes: 
2 colheres de sementes de linhaça triturada
 6 colheres de água
100ml de óleo alimentar de boa qualidade
100ml de azeite
1 dente de alho
sumo de meio limão
sal a gosto
ervas condimentares a gosto

Preparação: 
Juntar as 2 colheres de linhaça triturada e as 6 colheres de água e triturar com a varinha mágica até que se obtenha uma mistura branca e um pouco espessa. De seguida adicionar o alho e o sal e bater novamente. De seguida adiciona-se o óleo e o azeite (que podem vir já misturados). Nesta fase é muito que importante que se adicione pouca quantidade de azeite de cada vez. Entre cada adição de azeite deve-se bater muito bem a mistura para que este fique bem absorvido. Faz-se isto ate que se acabe o azeite e o óleo. Para finalizar adiciona-se o sumo de meio limão. E logo após as ervas condimentares preferidas. A maionese está pronta a consumir a aguente durante pelo menos 2 semanas no frigorífico quando bem condicionada.








Receita de Cola de Farinha

Para 10 cartazes A4
2.4dl de água quente
3 colheres de sopa de farinha
45ml de água fria
1.5 colher de sopa de açucar
2 colheres de sopa de vinagre

Para 100 cartazes A4
2L de água quente
24 colheres de farinha (500gr)
450,l de água fria
3 colheres de sopa de açucar
5 colheres de sopa de vinagre

Preparação:

Mistura-se a farinha com o açucar. De seguida vai-se adicionando a água fria aos pouco e mexendo. De Seguida adiciona-se lentamente a água quente á medida que se vai mexendo para que fique sem grumos.
Leva-se ao lume toda a mistura durante 2 a 5 minutos (conforme a temperatura da agua quente adicionada) até que esta mistura engrosse.
Deixa-se arrefecer. Adiciona-se o vinagre.
A mistura está pronta para usar. sugere-se que se aplique a cola na parede a no verso do cartaz tambem.


Húmus de Grão

INGREDIENTES

175g de grão de bico ou feijão frade cozido
(sugestão: deixar o grão e feijão germinarem durante  72h antes de cozer para ficarem mais digeríveis)
3 dentes de alho esmagados
1 colher de sopa de tahini ( pasta de sésamo, vende-se nas ervanárias ou faz-se em casa)
sumo de limão a gosto
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de salsa ou coentros picados
folhas de alface para guarnecer

Escorrer o grão e guardar um pouco da água da cozedura e uma colherada de grão para guarnecer. Reduzir a puré na trituradora juntando uma ou duas colheres do caldo. Deve ficar uma pasta grossa. Juntar o alho o tahini e bater tudo bem.Por fim juntar o sumo de limão e a salsa até o húmus adquirir uma consistência cremosa e suave. Servir o húmus num prato largo rodeado de folhas de alface, guarnecer com os grãos que se reservaram e regar com um fio de azeite e salpicar eventualmente de paprica. À boa maneira macrobiótica, tempero sempre com tamari quando deito o grão na trituradora.




Salame de Alfarroba


Ingredientes:

4 pacotes de bolacha torrada
100gr de alfarroba (pode levar menos)
250gr de margarina vegetal (ter atenção aos ingredientes a ver se não tem productos lacteos)
250gr de açucar amarelo ou mascavado
200ml de leite vegetal ou água simplesmente


Preparação:
Num pano partir as bolachas. reservar numa tigela. Aquece-se o leite (ou água) e verte-se sobre a farinha de alfarroba. mexer bem. Derrete-se a margarina e junta-se o açucar. Mexe-se ate desfazer.
Junta-se às bolachas a mistura da margarina com o açucar e mexe-se.
Junta-se às bolachas a mistura da farinha com leite (ou água).
Deixa-se arrefecer um pouco. Depois mete-se dentro de um saco de plastico e amassa-se de maneira a que fique bem compacto. Depois é so moldar para dar forma e guardar mesmo assim no saco de plastico, dentro do frigorifico.
Este salame fica bastante compacto e dá para partir às fatias sem se desfazer.
Não necessita de folha de alumínio.



Bolo de Alfarroba

Ingredientes: 
340gr de farinha
230gr de açúcar
4 colheres de sopa de farinha de alfarroba
180ml de um bom óleo vegetal
1 colher de chá de sal grosso moído
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de açúcar abaunilhado ou custard
200ml de sumo de laranja natural ou simplesmente água
 4 colheres de chá de vinagre de sidra
Raspa de laranja q.b.

Preparação: 
Mistura-se os ingredientes secos, junta-se o óleo, e depois o sumo. Mexe-se bem durante 2/3min. Forra-se a base do recipiente que vai ao forno com manteiga vegetal e depois peneira-se com farinha. Leva-se ao forno a 180º durante 45min.





Bolo de Curgete

Ingredientes:
2 copos de farinha para bolos
1,5 copos de açúcar amarelo
3 colheres de sopa de creme 100% vegetal
3 copos de curgete ralada
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de sal grosso (moído)
Nozes ou amêndoas cortadas grosseiramente a gosto
Canela q.b.

Preparação: 
Mistura-se os ingredientes secos, adiciona-se a curgete. Mexe-se até que a curgete se desfaça em água e se misture bem com a massa. Forra-se a base do recipiente que vai ao forno com manteiga vegetal e depois peneira-se com farinha. Junta-se os ingredientes que faltarem e leva-se ao forno a 180º durante cerca de 45minutos, talvez mais dependendo da quantidade de humidade da massa.




Comentários

  1. mt bom, nunca falha em consistencia, estou viciado...

    grata pela receita durante o fds das sementes :D ja fizemos 3 vezes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos novidades nas receitas essenciais na vida de um activista, experimentar o bolo de curgete que é uma surpresa muito agradável

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Toiró-ó(u)-Cultura? E Futuro Social! (Tourada 15 de Agosto 2020)

Toiró-ó(u)-Cultura? E Futuro Social! Pelos Animais! Pela Arte & Cultura! Por Nós! Praça de Touros- Moçambique 1937 Tauromaquia Não! Os Tauromáquicos marcam a sua tradicional tourada do dia 15 de Agosto nas Caldas da Rainha, será a 138ª edição consecutiva, organizada pelo actual proprietário e Paulo Pessoa de Carvalho antigo proprietário (PPC Unipessoal, Ltd (Toiros e Cultura) e presidente da Associação Portuguesa de Empresários  Tauromáquicos (APET)) da praça local, para reviver a “data mais taurina, antiga e emblemática de Portugal”. Numa altura em que políticos querem acabar com as touradas, iniciando  a campanha pelo fim dos apoios públicos a estes eventos, enquanto outros políticos defendem com unhas e dentes a tradição nacional, relembramos que as touradas já foram proibidas em Portugal em 1567 pelo Papa Pio V, e mais tarde, em 1836 , no Reinado de D. Maria II, esta última confrontada pela Casa Pia de Lisboa e as Misericórdias que no ano seguinte conseguiram revogar a decisão

Cuecas Quentes X Hot Pants

Ginecologia com Plantas para quem quer tomar a sua saúde nas suas mãos.  Cuecas Quentes é a versão portuguesa da públicação original "C'est Toujours Chaud Dans Les Culottes des Filles" de Isabel Gautlier. A Fanzine foi então traduzida e actualizada em várias línguas e pode ser encontrada também com o nome: Hot Pants. Hot Pants é um guia para conheceres melhor o teu corpo e poderes cuidar da tua saúde ginecológica. Desde anatomia à auto-cura, usando ervas e massagens esta publicação está cheia de receitas e remédios fáceis de usar para vencer infecções fúngicas, doenças sexualmente transmissíveis, desequilíbrios hormonais, atrasos no período, etc ... Através de um conjunto de plantas medicinais e informação nutricional para nos "armarmos" contra práticas médicas abusivas e negligentes. E adicionamos nós, contra um tipo de ciência que tortura animais para inventar sempre novas receitas farmacêuticas para os problemas do costume. Se as alternativas exi

Caldas Animalia, outra facada nos Direitos Animais!

Passado como actividade pedagógica, o Caldas Animalia esconde uma triste realidade. Tratados como objectos, os 2000 animais presentes durante o fim-de-semana na Expoeste alegram a vista daqueles que escolhem ignorar os seus direitos.  Nada interessa que tenham sido raptados dos seus habitats naturais (vários fora de Portugal) e o rumo das suas vidas drasticamente alterado. Destinados a viver em jaulas, a “passear” de exposição em exposição, vivem ao sabor das decisões daqueles que se consideram donos do mundo. São coisas aos olhos de quem vai à Expoeste, não basta ver na televisão ou na Internet, é preciso presenciar, pois estas pessoas adoram animais. Qual a diferença entre a Animalia e os mercados esclavagistas, que hoje se consideram uma aberração, enterrada na história (acham as massas que está)? Mudam as espécies, perdura o desrespeito e a necessidade de se afirmar como superior. O Caldas Animalia não merece só desprezo, nem que se fique pelo boicote. É importante