Avançar para o conteúdo principal

Protesto Anti-Tourada 15 Agosto 2015, Caldas da Rainha





No dia 15 de Agosto de 2015 teve lugar um protesto anti-tourada nas Caldas da Rainha, organizado por mim (Diogo) com o apoio do grupo CREA, que contou com cerca de 40 manifestantes, entre estes vários caldenses e pessoas de todo o país. O protesto contou ainda com o apoio da Animal, que emprestou bastante material e ajudou na divulgação, bem como outros grupos de âmbito nacional que lutam pela defesa animal nomeadamente Acção Directa e PAN.
Segue-se o resumo do dia.





O dia esteve dividido em duas acções, ambas devidamente comunicadas à Câmara Municipal e à PSP, com 72h de antecedência. A primeira consistiu na distribuição de flyers, na rua Cândido dos Reis (Rua das Montras), entre as 11h e as 12h. Tivemos oportunidade nesse momento de questionar a dois agentes da autoridade, que nos abordaram , se estava tudo em ordem com o protesto desse dia e se o mesmo decorreria em Frente à Praça de Touros, ao que nos foi respondido que sim.


Lembramos que em 2014 já havia acontecido por duas vezes o protesto anti-tourada ser desviado do local habitual (em frente à Praça da Touros) para passar a decorrer a 140m daquele local, devido à marcação de uma outra manifestação para o mesmo local por parte da Prótoiro (Associação Tauromáquica), esta ultima em nenhuma das vezes chegou realmente a acontecer.

Tendo conhecimento disto pela terceira vez vemos esta situação a repetir-se, desta vez a mando da Câmara Municipal de Caldas da Rainha.

Observe-se, na seguinte imagem, a distância (cerca de 140 metros) entre o local original do protesto e o decidido pela Câmara, em frente aos CTT.






Às 17h chegámos à Praça de Touros e iniciámos o protesto, que decorreria até às 18h, hora do início da Corrida de Touros. A PSP não estava lá e não havia qualquer perímetro de segurança. Chegaram alguns minutos depois da hora e informaram-nos que tinha sido emitido um despacho pelo presidente da Câmara, no qual estava indicado que teríamos de nos deslocar para a frente dos Correios. Note-se que os promotores do protesto tiveram conhecimento de tal despacho nesse momento.
Em bom português, a mesma palhaçada dos protestos anteriores estava a repetir-se. Um protesto a favor da Tauromaquia que não existe, uma Câmara que fecha os olhos aos acontecimentos do ano anterior, um corpo policial que se recusa admitir que não estava a decorrer efectivamente mais nenhuma manifestação naquele local para além da nossa. Quando inquiridos sobre a justiça de tal situação responderam-nos "apenas seguimos ordens".

Posto isto, ou íamos para o local decidido pela Câmara ou seríamos forçados.
Cooperar com opressão não estava na nossa lista de opções. Fomos por isso empurrados até cerca de 140 metros de distância da Praça de Touros.



"E se fossem marcados 1000 protestos, íamos saltando de local em local? Teríamos um protesto no Algarve, contra uma tourada nas Caldas da Rainha?", perguntei a um dos polícias que me respondeu "sim".



O protesto ficou ainda marcado pela agressão por parte de um aficionado a um jovem que participava no protesto. Tendo sido o agressor identificado no local.

Em conclusão, interpretamos as manobras da Protoiro e das entidades que apoiam as suas jogadas de baixo nível como uma tentativa de nos desmotivar. Uma manobra desesperada, de quem teme a abolição da Tauromaquia.  É óbvio que não nos desmotivam, muito pelo contrário, até nos dão mais força! A motivação dos manifestantes rebentou com a escala e o protesto acabou por ser um sucesso.



Prazer ao ver touros e cavalos a serem torturados... É a isto que chamam de cultura? 

Basta! Está na hora de dizer NÃO À TAUROMAQUIA!

Diogo Bolinhas
Crea - Caldas da Rainha pela Ética Animal


Seguem-se um curto vídeo do protesto e uma notícia da Gazeta das Caldas.








Link da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi00Qfv3UbccCEQtEv06e8DY6ufa5W2ulZgrPDvLsFMgSWT396bM1mY6r6_-OLvi3HYybVxAwqbI4rM-0E964jJ60zuDkrTbCv7tzszMRLnFzYYT4c-FZIdd0wFYSEAgtF5qPkw3463aUc/s1600/noticia_2.png




 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Toiró-ó(u)-Cultura? E Futuro Social! (Tourada 15 de Agosto 2020)

Toiró-ó(u)-Cultura? E Futuro Social! Pelos Animais! Pela Arte & Cultura! Por Nós! Praça de Touros- Moçambique 1937 Tauromaquia Não! Os Tauromáquicos marcam a sua tradicional tourada do dia 15 de Agosto nas Caldas da Rainha, será a 138ª edição consecutiva, organizada pelo actual proprietário e Paulo Pessoa de Carvalho antigo proprietário (PPC Unipessoal, Ltd (Toiros e Cultura) e presidente da Associação Portuguesa de Empresários  Tauromáquicos (APET)) da praça local, para reviver a “data mais taurina, antiga e emblemática de Portugal”. Numa altura em que políticos querem acabar com as touradas, iniciando  a campanha pelo fim dos apoios públicos a estes eventos, enquanto outros políticos defendem com unhas e dentes a tradição nacional, relembramos que as touradas já foram proibidas em Portugal em 1567 pelo Papa Pio V, e mais tarde, em 1836 , no Reinado de D. Maria II, esta última confrontada pela Casa Pia de Lisboa e as Misericórdias que no ano seguinte conseguiram revogar a decisão

Caldas Animalia, outra facada nos Direitos Animais!

Passado como actividade pedagógica, o Caldas Animalia esconde uma triste realidade. Tratados como objectos, os 2000 animais presentes durante o fim-de-semana na Expoeste alegram a vista daqueles que escolhem ignorar os seus direitos.  Nada interessa que tenham sido raptados dos seus habitats naturais (vários fora de Portugal) e o rumo das suas vidas drasticamente alterado. Destinados a viver em jaulas, a “passear” de exposição em exposição, vivem ao sabor das decisões daqueles que se consideram donos do mundo. São coisas aos olhos de quem vai à Expoeste, não basta ver na televisão ou na Internet, é preciso presenciar, pois estas pessoas adoram animais. Qual a diferença entre a Animalia e os mercados esclavagistas, que hoje se consideram uma aberração, enterrada na história (acham as massas que está)? Mudam as espécies, perdura o desrespeito e a necessidade de se afirmar como superior. O Caldas Animalia não merece só desprezo, nem que se fique pelo boicote. É importante

Cuecas Quentes X Hot Pants

Ginecologia com Plantas para quem quer tomar a sua saúde nas suas mãos.  Cuecas Quentes é a versão portuguesa da públicação original "C'est Toujours Chaud Dans Les Culottes des Filles" de Isabel Gautlier. A Fanzine foi então traduzida e actualizada em várias línguas e pode ser encontrada também com o nome: Hot Pants. Hot Pants é um guia para conheceres melhor o teu corpo e poderes cuidar da tua saúde ginecológica. Desde anatomia à auto-cura, usando ervas e massagens esta publicação está cheia de receitas e remédios fáceis de usar para vencer infecções fúngicas, doenças sexualmente transmissíveis, desequilíbrios hormonais, atrasos no período, etc ... Através de um conjunto de plantas medicinais e informação nutricional para nos "armarmos" contra práticas médicas abusivas e negligentes. E adicionamos nós, contra um tipo de ciência que tortura animais para inventar sempre novas receitas farmacêuticas para os problemas do costume. Se as alternativas exi