Avançar para o conteúdo principal

Bicicletada Anti-Fracking passa por Caldas da Rainha

A Bicicletada iniciou-se em Viana do Castelo a 12 de Junho de 2016 com o objectivo de percorrer o país de bicicleta e de fazer paragens pelas várias povoações que estão na mira das empresas petrolíferas para a extracção ou de petróleo ou de gás natural e em alguns casos ambas.




Descobre aqui o percurso da Bicicletada: https://pad.facilmap.org/bicicletada


FRACKING (FRACTURAÇAO HIDRAULICA)

Permite a produção de gás natural ou petróleo a partir de formações rochosas muito abaixo da crosta terrestre (geralmente 1,500 – 6,100 metros). A tal profundidade, pode não haver condições suficientes, como pressão suficiente que permita o gás natural ou o petróleo sair da rocha para o weellbore (furo criado com a intenção de explorar e extrair recursos naturais) com boa viabilidade económica. Portanto, criando fracturas direccionadas na rocha é essencial para extrair gás de reservatórios de xisto devido á extrema baixa permeabilidade do (shale) xisto.

Em Portugal a zona de mais interesse para as petrolíferas é a área que abrange Bombarral, Cadaval, Alenquer, seguido de uma área mais a norte na zona de Alcobaça, Batalha; Pombal. Mas em Torres Vedras, Barreiro já foram anunciadas a existência da rochas que libertam o Gás de xisto, através da técnica de Fraturação Hidraulica. Agora são anunciadas concessões no Algarve, e a possibilidade da existência também na Serra da Ossa; Estremoz.

EXPLORAÇÃO NO MAR (DEEPOFSHORE)

Toda a costa portuguesa desde o mar do Norte a Sul está estudada e grande parte marcada para exploração de gás e petróleo. Podem vir a haver poços desde os 50/80 km da costa até perder de vista. As primeiras sondagens foram nos anos 60 e nunca mais pararam, muitas delas mais perto da costa. As petrolíferas pretendem perfurar no offshore e no Deep offshore. Desde as praias do Minho às do Algarve o perigo de derrames por acidentes com petroleiros como o caso do Prestige, maior acidente ambiental em Espanha, ou um acidente na plataforma como o caso do Deep Water Horizon Oil Spil, no Golfo do México, numa plataforma da BP, um dos piores desastres ambientais de sempre.


PASSAGEM POR CALDAS DA RAINHA





A fim de receber a bicicletada e xs activistas que deram forma a este movimento o Grémio Caldense de Cultura e Recreio organizou, com o apoio da CREA uma tarde de actividades no Parque D. Carlos I em Caldas da Rainha, no dia 26 de Junho de 2016.

A actividades decorreram no Telheiro do PARQUE D. CARLOS I 
(Entre o lago e o estacionamento da parada)

15H Construção de papagaios 
/ Actividade lúdico infantil
16H Piquenique vegano
/ Momento de partilha, frutas, legumes frescos são bem vindos
17H Video documentário & conversa
/Sobre Fracking e técnicas não-convencionais com membros da Bicicletada
19H Jam Session
/Tragam instrumentos, letras impressas, chucalhos e boa disposição





A Bicicletada continuou depois até Vila Real de Santo António, no Algarve.

Acompanha o diário da Bicicletada em: bicicletada.colectivo1000101.org

Algumas Fotos em Destaque do Evento de Recepção da Bicicletada em Caldas da Rainha: 














Comentários

Mensagens populares deste blogue

Toiró-ó(u)-Cultura? E Futuro Social! (Tourada 15 de Agosto 2020)

Toiró-ó(u)-Cultura? E Futuro Social! Pelos Animais! Pela Arte & Cultura! Por Nós! Praça de Touros- Moçambique 1937 Tauromaquia Não! Os Tauromáquicos marcam a sua tradicional tourada do dia 15 de Agosto nas Caldas da Rainha, será a 138ª edição consecutiva, organizada pelo actual proprietário e Paulo Pessoa de Carvalho antigo proprietário (PPC Unipessoal, Ltd (Toiros e Cultura) e presidente da Associação Portuguesa de Empresários  Tauromáquicos (APET)) da praça local, para reviver a “data mais taurina, antiga e emblemática de Portugal”. Numa altura em que políticos querem acabar com as touradas, iniciando  a campanha pelo fim dos apoios públicos a estes eventos, enquanto outros políticos defendem com unhas e dentes a tradição nacional, relembramos que as touradas já foram proibidas em Portugal em 1567 pelo Papa Pio V, e mais tarde, em 1836 , no Reinado de D. Maria II, esta última confrontada pela Casa Pia de Lisboa e as Misericórdias que no ano seguinte conseguiram revogar a decisão

Caldas Animalia, outra facada nos Direitos Animais!

Passado como actividade pedagógica, o Caldas Animalia esconde uma triste realidade. Tratados como objectos, os 2000 animais presentes durante o fim-de-semana na Expoeste alegram a vista daqueles que escolhem ignorar os seus direitos.  Nada interessa que tenham sido raptados dos seus habitats naturais (vários fora de Portugal) e o rumo das suas vidas drasticamente alterado. Destinados a viver em jaulas, a “passear” de exposição em exposição, vivem ao sabor das decisões daqueles que se consideram donos do mundo. São coisas aos olhos de quem vai à Expoeste, não basta ver na televisão ou na Internet, é preciso presenciar, pois estas pessoas adoram animais. Qual a diferença entre a Animalia e os mercados esclavagistas, que hoje se consideram uma aberração, enterrada na história (acham as massas que está)? Mudam as espécies, perdura o desrespeito e a necessidade de se afirmar como superior. O Caldas Animalia não merece só desprezo, nem que se fique pelo boicote. É importante

Cuecas Quentes X Hot Pants

Ginecologia com Plantas para quem quer tomar a sua saúde nas suas mãos.  Cuecas Quentes é a versão portuguesa da públicação original "C'est Toujours Chaud Dans Les Culottes des Filles" de Isabel Gautlier. A Fanzine foi então traduzida e actualizada em várias línguas e pode ser encontrada também com o nome: Hot Pants. Hot Pants é um guia para conheceres melhor o teu corpo e poderes cuidar da tua saúde ginecológica. Desde anatomia à auto-cura, usando ervas e massagens esta publicação está cheia de receitas e remédios fáceis de usar para vencer infecções fúngicas, doenças sexualmente transmissíveis, desequilíbrios hormonais, atrasos no período, etc ... Através de um conjunto de plantas medicinais e informação nutricional para nos "armarmos" contra práticas médicas abusivas e negligentes. E adicionamos nós, contra um tipo de ciência que tortura animais para inventar sempre novas receitas farmacêuticas para os problemas do costume. Se as alternativas exi