Avançar para o conteúdo principal

4 Patas em Festa, 5 de Outubro 2016, Caldas da Rainha

4 Patas em Festa voltou em força em 2016 pela mão da CRAPAA (Caldas da Rainha Associação de Protecção dos Animais Abandonados), no dia 5 de Outubro de 2016, no Parque D. Carlos I.

À semelhança da edição de 2012 a CREA esteve presente, a convite da CRAPAA, com a sua banca e actividades para crianças e também para graúdos.

4 Patas em Festa é uma iniciativa da CRAPAA com os objectivos de angariar fundos para a Associação, promover adopções dos animais do seu canil e para sensibilizar a população caldense quanto aos maus tratos realizados contra os animais.

Considerando o convite da CRAPAA procurámos montar um leque de actividades que trouxesse mais informação àquele evento, e que desse a conhecer o trabalho que temos vindo a realizar.
Este ano, como na anterior edição do 4 Patas em Festa, em que estivemos presentes (em 2012), contámos com um grupo de voluntárixs excepcional que deu vida e corpo às actividades que proporcionámos.
Tivemos assim a nossa banca a funcionar com vários folhetos que abordam questões relacionadas tanto com a questão da ética animal como com as questões da área da ecologia.
Montámos um espaço de exposição com cartazes sobre a tortura que os animais sofrem diariamente seja em espetáculos de entretenimento, na indústria alimentar, ou do vestuário e também no campo da experimentação animal.
A fim de sensibilizar as novas gerações criámos um espaço de pintura onde as crianças podiam ilustrar os nossos folhetos infantis e ainda um espaço de pinturais faciais onde as crianças eram desafiadas a escolher um animal para pintar na cara, com o objectivo de estimular a empatia das crianças com as mais variadas espécies do reino animal.
No final partilhámos os donativos que recebemos com a CRAPAA, para ajudar também esta associação com o seu trabalho na protecção de animais domesticados e abandonados. Reunimos 5.70€ em donativos para cada parte, os quais foram recolhidos na banca de informação da CREA e na banca das pinturas faciais tambem esta dinamizada por voluntári@s da CREA.
Deixamos aqui um especial agradecimento a todxs xs voluntárixs que deram vida a este evento, sejam xs que estiveram a coordenar como a dinamizar as várias bancas da CRAPAA e as actividades da CREA, e a todas as pessoas que participaram nas actividades proporcionadas - de mente aberta e vontade de se solidarizar com os animais.
Da parte do grupo de voluntárixs da CREA temos a agradecer ao Pedro Herminio que ajudou na montagem e desmontagem do espaço e ao grupo de jovens que assumiu as pinturas faciais entre os quais tivemos as incansáveis Inês Mendonça ; Daniela Loulé; Mariana Gaspar, entre outrxs jovens excepcionais que deram o seu apoio na organização do espaço e apoio às pinturas.


Seguem-se algumas fotos de registo das actividades dinamizadas pela CREA no contexto do evento 4 Patas em Festa.










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Toiró-ó(u)-Cultura? E Futuro Social! (Tourada 15 de Agosto 2020)

Toiró-ó(u)-Cultura? E Futuro Social! Pelos Animais! Pela Arte & Cultura! Por Nós! Praça de Touros- Moçambique 1937 Tauromaquia Não! Os Tauromáquicos marcam a sua tradicional tourada do dia 15 de Agosto nas Caldas da Rainha, será a 138ª edição consecutiva, organizada pelo actual proprietário e Paulo Pessoa de Carvalho antigo proprietário (PPC Unipessoal, Ltd (Toiros e Cultura) e presidente da Associação Portuguesa de Empresários  Tauromáquicos (APET)) da praça local, para reviver a “data mais taurina, antiga e emblemática de Portugal”. Numa altura em que políticos querem acabar com as touradas, iniciando  a campanha pelo fim dos apoios públicos a estes eventos, enquanto outros políticos defendem com unhas e dentes a tradição nacional, relembramos que as touradas já foram proibidas em Portugal em 1567 pelo Papa Pio V, e mais tarde, em 1836 , no Reinado de D. Maria II, esta última confrontada pela Casa Pia de Lisboa e as Misericórdias que no ano seguinte conseguiram revogar a decisão

Caldas Animalia, outra facada nos Direitos Animais!

Passado como actividade pedagógica, o Caldas Animalia esconde uma triste realidade. Tratados como objectos, os 2000 animais presentes durante o fim-de-semana na Expoeste alegram a vista daqueles que escolhem ignorar os seus direitos.  Nada interessa que tenham sido raptados dos seus habitats naturais (vários fora de Portugal) e o rumo das suas vidas drasticamente alterado. Destinados a viver em jaulas, a “passear” de exposição em exposição, vivem ao sabor das decisões daqueles que se consideram donos do mundo. São coisas aos olhos de quem vai à Expoeste, não basta ver na televisão ou na Internet, é preciso presenciar, pois estas pessoas adoram animais. Qual a diferença entre a Animalia e os mercados esclavagistas, que hoje se consideram uma aberração, enterrada na história (acham as massas que está)? Mudam as espécies, perdura o desrespeito e a necessidade de se afirmar como superior. O Caldas Animalia não merece só desprezo, nem que se fique pelo boicote. É importante

Cuecas Quentes X Hot Pants

Ginecologia com Plantas para quem quer tomar a sua saúde nas suas mãos.  Cuecas Quentes é a versão portuguesa da públicação original "C'est Toujours Chaud Dans Les Culottes des Filles" de Isabel Gautlier. A Fanzine foi então traduzida e actualizada em várias línguas e pode ser encontrada também com o nome: Hot Pants. Hot Pants é um guia para conheceres melhor o teu corpo e poderes cuidar da tua saúde ginecológica. Desde anatomia à auto-cura, usando ervas e massagens esta publicação está cheia de receitas e remédios fáceis de usar para vencer infecções fúngicas, doenças sexualmente transmissíveis, desequilíbrios hormonais, atrasos no período, etc ... Através de um conjunto de plantas medicinais e informação nutricional para nos "armarmos" contra práticas médicas abusivas e negligentes. E adicionamos nós, contra um tipo de ciência que tortura animais para inventar sempre novas receitas farmacêuticas para os problemas do costume. Se as alternativas exi