Avançar para o conteúdo principal

Protesto pelo FIM da tauromaquia | 14 e 15 Agosto 2017


Este ano o mês de Agosto 2017 foi marcado por duas manifestações contra a indústria tauromáquica em Caldas da Rainha. Decidimos manifestar-nos por duas vezes de forma a demonstrar o nosso repúdio contra as várias formas que assume a indústria tauromáquica. 







Dia 14 manifestámo-nos contra o espectáculo de recortadores que decorreu naquela Praça, onde pessoas que se intitulavam de gladiadores se predispunham a fazer malabarismos e outro tipo de acrobacias e teatro tendo como vítima, já comum neste tipo de espaços (praças de touros), os touros.

O protesto decorreu em horário nocturno em frente à Praça de Touros e a um público extremamente reduzido que visitou o triste espectáculo.








Tal como nas garraiadas é facil cair na falácia de achar que não há problema nenhum em fazer acrobacias por cima de um touro. Mas vejamos, será esta actividade assim tão inofensiva para os animais? 


1. Preparação/Embolação *
O sofrimento começa na captura e “preparação” das vítimas para esta actividade tauromáquica com intervenções que as enfraquecem. Uma destas intervenções é a embolação, que consiste na anulação do poder de perfuração pelos cornos, através do corte das respectivas pontas e da aplicação de materiais de revestimento.


2. Transporte de ida e espera nos contentores de transporte *
O transporte [...] é feito dentro de exíguos contentores. Sendo estes animais criados em grandes extensões de terreno, em ambientes pouco barulhentos e nos quais pouco interagem com pessoas, é fácil de perceber que o transporte cause claustrofobia, pânico, acentuada perda de peso (que chega a ser de 10% do peso inicial) e desgaste. 


3. A subsidiação da indústria tauromáquica
Qualquer actividade que decorra no contexto de uma Praça de Touros e que gere receitas, estará a subsidiar a sua continuidade. 


* referência ao artigo do movimento "Marinhenses Anti-Touradas" sobre o tema das Garraiadas. (ver mais em: http://mgranti-touradas.blogspot.pt/2017/08/garraiadas-de-rua-o-sofrimento-dos.html)







No dia seguinte voltámos a marcar a posição com novo protesto que decorreu uma vez mais em frente à Praça de Touros. Demonstrando que já não há mais lugar para este tipo de tradições.




















No total fomos cerca de 40 pessoas que se manifestaram, no conjunto de ambas as acções.
Mais que os números, ao grupo CREA interessa marcar uma posição contra a tauromaquia e agradecemos a todos os que se juntaram a nós.


Manifestações Fictícias da Protoiro

Uma vez mais e como já vem sendo habitual nos últimos anos a Protoiro voltou a convocar uma manifestação ficticia "pro-tourada" para o mesmo dia/hora/local em que estavam convocadas as nossas manifestações.
O objectivo desta artimanha é tentar fazer é com que a nossa manifestação seja afastada da Praça de Touros, estratégia que, relembramos, já funcionou até no passado.
Tendo sido a nossa manifestação deslocada no passado para um local que fica a cerca de 200m da Praça de Touros, durante dois anos seguidos.

Uma vez mais fotografámos o local da dita manifestação "pro-tourada" e uma vez mais ninguém compareceu.







A indignação cresce em nós de ano para ano ao vermos que esta estratégia da Protoiro que é desrespeitosa em todos os sentidos permanece impune.

Como pode uma organização convocar de forma contínua manifestações que não passam de embustes sem que lhes sejam pedidas explicações ou aplicadas medidas de responsabilização?
Por cada manifestação marcada:
são destacados agentes de segurança pública;
são aumentadas as medidas de segurança;
são gastos recursos e tempo tanto na instância camarária como na policial;
a atitude tem por vista prejudicar o nosso direito de manifestação.

Por cada manifestação que é marcada e que não se realiza são gastos recursos públicos desnecessariamente, que deviam ser respeitados.

A atitude da Protoiro é baixa tal como é a actividade que defendem - a tortura de animais indefesos.




Pelo fim da tauromaquia!
Tal como a escravatura um dia acabou e a pedofilia um dia foi considerada ilegal, seguiremos até que se criminalizem estas práticas e se emancipem as pessoas do jugo da bestialidade, ignorância e prepotência.


Mais info sobre o protesto em: https://www.facebook.com/events/331318837293794/



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Toiró-ó(u)-Cultura? E Futuro Social! (Tourada 15 de Agosto 2020)

Toiró-ó(u)-Cultura? E Futuro Social! Pelos Animais! Pela Arte & Cultura! Por Nós! Praça de Touros- Moçambique 1937 Tauromaquia Não! Os Tauromáquicos marcam a sua tradicional tourada do dia 15 de Agosto nas Caldas da Rainha, será a 138ª edição consecutiva, organizada pelo actual proprietário e Paulo Pessoa de Carvalho antigo proprietário (PPC Unipessoal, Ltd (Toiros e Cultura) e presidente da Associação Portuguesa de Empresários  Tauromáquicos (APET)) da praça local, para reviver a “data mais taurina, antiga e emblemática de Portugal”. Numa altura em que políticos querem acabar com as touradas, iniciando  a campanha pelo fim dos apoios públicos a estes eventos, enquanto outros políticos defendem com unhas e dentes a tradição nacional, relembramos que as touradas já foram proibidas em Portugal em 1567 pelo Papa Pio V, e mais tarde, em 1836 , no Reinado de D. Maria II, esta última confrontada pela Casa Pia de Lisboa e as Misericórdias que no ano seguinte conseguiram revogar a decisão

Caldas Animalia, outra facada nos Direitos Animais!

Passado como actividade pedagógica, o Caldas Animalia esconde uma triste realidade. Tratados como objectos, os 2000 animais presentes durante o fim-de-semana na Expoeste alegram a vista daqueles que escolhem ignorar os seus direitos.  Nada interessa que tenham sido raptados dos seus habitats naturais (vários fora de Portugal) e o rumo das suas vidas drasticamente alterado. Destinados a viver em jaulas, a “passear” de exposição em exposição, vivem ao sabor das decisões daqueles que se consideram donos do mundo. São coisas aos olhos de quem vai à Expoeste, não basta ver na televisão ou na Internet, é preciso presenciar, pois estas pessoas adoram animais. Qual a diferença entre a Animalia e os mercados esclavagistas, que hoje se consideram uma aberração, enterrada na história (acham as massas que está)? Mudam as espécies, perdura o desrespeito e a necessidade de se afirmar como superior. O Caldas Animalia não merece só desprezo, nem que se fique pelo boicote. É importante

Cuecas Quentes X Hot Pants

Ginecologia com Plantas para quem quer tomar a sua saúde nas suas mãos.  Cuecas Quentes é a versão portuguesa da públicação original "C'est Toujours Chaud Dans Les Culottes des Filles" de Isabel Gautlier. A Fanzine foi então traduzida e actualizada em várias línguas e pode ser encontrada também com o nome: Hot Pants. Hot Pants é um guia para conheceres melhor o teu corpo e poderes cuidar da tua saúde ginecológica. Desde anatomia à auto-cura, usando ervas e massagens esta publicação está cheia de receitas e remédios fáceis de usar para vencer infecções fúngicas, doenças sexualmente transmissíveis, desequilíbrios hormonais, atrasos no período, etc ... Através de um conjunto de plantas medicinais e informação nutricional para nos "armarmos" contra práticas médicas abusivas e negligentes. E adicionamos nós, contra um tipo de ciência que tortura animais para inventar sempre novas receitas farmacêuticas para os problemas do costume. Se as alternativas exi