Avançar para o conteúdo principal

Manifestação Anti-touradas em Caldas da Rainha no passado dia 16 de Maio: um sucesso!

No ano passado, na manifestação de 24 de Maio, organizada por um grupo de pessoas que mais tarde nesse mesmo dia viria a formar o grupo CREA (é verdade, já fizemos 1 ano!). compareceram entre trinta a quarenta pessoas. Na manifestação seguinte que o grupo CREA organizou, no mesmo local e com o mesmo propósito, no dia 15 de Agosto, compareceram cerca de vinte e poucas pessoas. Esse decréscimo deveu-se provavelmente ao facto de ter findado o ano lectivo e alguns dos manifestantes de 24 de Maio que estavam nessa data a estudar em Caldas já não estarem na cidade aquando das férias. No entanto, por poucos (mas bons) que fossemos, a imprensa local (nomeadamente o Jornal das Caldas) achou por bem afirmar que eramos menos, publicando um artigo sobre o protesto no qual se lia que apenas uma dezena de manifestantes teria comparecido, para além de nos terem tentado ligar, sem sucesso (por motivos óbvios), ao acto de vandalismo de que a praça de Touros tinha sido alvo na noite anterior.

Temos noção de que nem sempre as pessoas estão informadas ou disponíveis para comparecer, daí não julgarmos as manifestações pelo número de pessoas que se vão manifestar quando sabemos que, por poucos que sejamos, gritamos por muitos mais. Gritamos pelos que gostariam de estar ali a gritar connosco mas que por algum motivo não puderam, mas também gritamos pelos que concordam com a nossa posição, pelos que estão do lado dos animais, das vítimas sem voz, mas não encontram dentro de si próprias/os a motivação, a coragem e a força de vontade para se deslocarem até ao local do protesto e vociferarem aquela que é também a sua posição. No entanto, em termos de opinião pública, os números aparentam ter alguma importância, ou os nossos opositores não tentariam desacreditar-nos com alegações falsas relativas aos nossos números. Que está estatisticamente comprovado que a maioria do povo português é contra as touradas é um grande facto que não se dispõem a publicar com a mesma facilidade com que publicam uma pequena mentira.

Mas este ano já não conseguiriam menosprezar-nos do mesmo modo se o tentassem fazer, porque estivémos, no mínimo, 60 pessoas na manifestação organizada pelo CREA em Caldas da Rainha no dia 16 de Maio. Alguns participantes afirmaram terem contado acima dos 70, outros que estariamos perto dos 100. (Como é que os nossos opositores conseguiram contar apenas 23, como foi publicado num blogue pró-tauromáquico, é impressionante, mas podemos assim supôr que a matemática, tal como a ética, não é o forte deles.) Na verdade, deslocaram-se a Caldas da Rainha pessoas de Lisboa, Setúbal, Marinha Grande, Nazaré, Bombarral, Cadaval, Coimbra, Figueira da Foz e Vila Franca de Xira! A todas essas pessoas, o CREA, em nome dos touros e cavalos a que quisemos dar voz, envia um gigante e sincero OBRIGADO!


Partilhamos aqui convosco algumas fotos da manifestação. Publicaremos mais no Facebook e Hi5 e aproveitamos para vos convidar a tornarem-se nossos amigos nessas redes sociais, que em muito contribuiram para a divulgação do protesto.

A manifestação foi marcada para as 16h em frente à praça de Touros,
mas alguns manifestantes começarem a reunir-se às 15h na Praça 5 de Outubro.



Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. notícia incorrecta... apaguei a msg anterior.

    ResponderEliminar
  3. Por poucos que alguns achem que eramos, gritámos por muitos mais - sem dúvida. Mas nós, que chegámos atrasados ao protesto, efectuámos uma contagem durante o ponto alto. Não gritámos o que deviamos durante alguns minutos (pedimos desculpa) para efectuármos essa contagem, pois ficámos tão agradavelmente surpreendidos pela quantidade de pessoas que aderiram ao convite do CREA, que não resistirmos a contar os manifestantes - um a um. Estiveram lá exactamente 92 pessoas! 92 pessoas que são as que se podem ver nessas fotos, bem como outras que estavam tapadas por uma camioneta que, vá-se lá perceber porquê, esteve estacionada no meio da manifestação quase até ao fim do protesto. Ah pois é! Nas fotos em que já não se vê a camioneta de transporte de cavalos já a manifestação estava a terminar e já alguns manifestantes tinham abandonado o local. Mas, poucos ou muitos (dependendo do ponto de vista, parece que incomodámos o suficiente. Parabéns pela excelente organização dessa manifestação.

    ResponderEliminar
  4. eh bem oh malta!! sempre a melhorar ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Toiró-ó(u)-Cultura? E Futuro Social! (Tourada 15 de Agosto 2020)

Toiró-ó(u)-Cultura? E Futuro Social! Pelos Animais! Pela Arte & Cultura! Por Nós! Praça de Touros- Moçambique 1937 Tauromaquia Não! Os Tauromáquicos marcam a sua tradicional tourada do dia 15 de Agosto nas Caldas da Rainha, será a 138ª edição consecutiva, organizada pelo actual proprietário e Paulo Pessoa de Carvalho antigo proprietário (PPC Unipessoal, Ltd (Toiros e Cultura) e presidente da Associação Portuguesa de Empresários  Tauromáquicos (APET)) da praça local, para reviver a “data mais taurina, antiga e emblemática de Portugal”. Numa altura em que políticos querem acabar com as touradas, iniciando  a campanha pelo fim dos apoios públicos a estes eventos, enquanto outros políticos defendem com unhas e dentes a tradição nacional, relembramos que as touradas já foram proibidas em Portugal em 1567 pelo Papa Pio V, e mais tarde, em 1836 , no Reinado de D. Maria II, esta última confrontada pela Casa Pia de Lisboa e as Misericórdias que no ano seguinte conseguiram revogar a decisão

Caldas Animalia, outra facada nos Direitos Animais!

Passado como actividade pedagógica, o Caldas Animalia esconde uma triste realidade. Tratados como objectos, os 2000 animais presentes durante o fim-de-semana na Expoeste alegram a vista daqueles que escolhem ignorar os seus direitos.  Nada interessa que tenham sido raptados dos seus habitats naturais (vários fora de Portugal) e o rumo das suas vidas drasticamente alterado. Destinados a viver em jaulas, a “passear” de exposição em exposição, vivem ao sabor das decisões daqueles que se consideram donos do mundo. São coisas aos olhos de quem vai à Expoeste, não basta ver na televisão ou na Internet, é preciso presenciar, pois estas pessoas adoram animais. Qual a diferença entre a Animalia e os mercados esclavagistas, que hoje se consideram uma aberração, enterrada na história (acham as massas que está)? Mudam as espécies, perdura o desrespeito e a necessidade de se afirmar como superior. O Caldas Animalia não merece só desprezo, nem que se fique pelo boicote. É importante

Cuecas Quentes X Hot Pants

Ginecologia com Plantas para quem quer tomar a sua saúde nas suas mãos.  Cuecas Quentes é a versão portuguesa da públicação original "C'est Toujours Chaud Dans Les Culottes des Filles" de Isabel Gautlier. A Fanzine foi então traduzida e actualizada em várias línguas e pode ser encontrada também com o nome: Hot Pants. Hot Pants é um guia para conheceres melhor o teu corpo e poderes cuidar da tua saúde ginecológica. Desde anatomia à auto-cura, usando ervas e massagens esta publicação está cheia de receitas e remédios fáceis de usar para vencer infecções fúngicas, doenças sexualmente transmissíveis, desequilíbrios hormonais, atrasos no período, etc ... Através de um conjunto de plantas medicinais e informação nutricional para nos "armarmos" contra práticas médicas abusivas e negligentes. E adicionamos nós, contra um tipo de ciência que tortura animais para inventar sempre novas receitas farmacêuticas para os problemas do costume. Se as alternativas exi